Mudança do Clima

A mudança do clima é um dos maiores desafios do nosso tempo. Nenhum país é imune aos seus efeitos, que repercutem na economia, na saúde, na segurança, na produção de alimentos, entre outros.

No Brasil, a ONU Meio Ambiente trabalha com governos, sociedade civil e setor privado, com objetivo de conseguir uma maior compreensão das causas e impactos da mudança do clima na economia e no bem-estar humano.

A organização se empenha para fortalecer as capacidades locais e nacionais para enfrentar os impactos da mudança do clima; para que desenvolvam estratégias e políticas públicas que integrem os desafios das alterações climáticas no planeamento do desenvolvimento e econômico; e para que implementem projetos-piloto que fomentem e catalisem cada vez mais ações sobre o tema.  

As evidências de que gases de efeito estufa provocam mudanças nos padrões climáticos são reais. No entanto, se transformarmos nossos sistemas de energia com base em hidrocarbonetos e começarmos programas de adaptação e racionamento com financiamento adequado para evitar desastres e migrações em escalas sem precedentes, podemos evitá-las. 

 

Programas e projetos

Opção de Mitigação e Gases de Efeito Estufa em Setores Chaves no Brasil
Com o objetivo de subsidiar o governo brasileiro em seus esforços para mitigar - isto é, reduzir - as emissões de Gases de Efeito Estufa, fomentando, assim, o desenvolvimento nacional sustentável, a ONU Meio Ambiente oferece apoio técnico-financeiro ao projeto Opções de Mitigação de Gases de Efeito Estufa em Setores-Chave do Brasil. Baseado na análise integrada de diferentes alternativas setoriais de mitigação das emissões de gases de efeito estufa, o projeto é inovador por prover uma avaliação das opções de mitigação e dos seus impactos na economia brasileira, considerando a adoção de tecnologias convencionais e inovadoras de baixo carbono. Saiba mais


Cities - Promovendo cidades sustentáveis no Brasil por meio do planejamento urbano integrado e do investimento em tecnologias inovadoras
Recife e Brasília serão as cidades-alvo para este projeto. Ambas as cidades são receptivas aos conceitos de sustentabilidade e integração, e estão no processo de revisão de alguns dos seus planos urbanos. Este projeto os ajudará a espalhar o planejamento urbano integrado de forma mais rápida e efetiva, testando abordagens de planejamento urbano integrado e sustentável em ambas as cidades e promovendo a disseminação do modelo para as outras cidades do país, por meio do estabelecimento de uma Plataforma de Conhecimento hospedada pelo Programa Cidades Sustentáveis.

Saiba mais sobre outros programas e projetos da América Latina e Caribe